Rua Antônio Parreiras, 15 - 1604. Boa Viagem - Niterói / RJ -- BRASIL

Cep: 24.210-320

contato@grupocastellani.com.br

               

         Tel.: +55 21 999-099-666

Envie: "VINHOS" pelo Whatsapp e entre para o Grupo:

- Guia de Vinhos -

  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 Copyrights: Grupo Castellani e Club On the Rocks - Brasil. ® Todos os direitos reservados.

Website e Aplicativo desenvolvidos por Grupo Castellani Inovações & Tecnologia. Consulte-nos por e-mail.

Vinhos, Enologia e Vitivinicultura. Começando do começo.

March 30, 2017

Eu gosto muito de um ditado em Inglês que fala "first things first". "Primeiras coisas primeiro". É bem oportuno para nosso caso, que estamos tratando de Vinho em diversos níveis de conhecimento. Eu mesmo, que escrevo pra vocês, tenho muito que aprender sobre as primeiras coisas, as mais importantes sobre a base do conhecimento do Vinho, então vamos fazer isso juntos e criar uma base legal para falar de Terroir Biodinâmico, Transmutação Genética Vegetal, Mercado Internacional Colaborativo, e saber que todos estamos na mesma página.

 

Vinho é a bebida da fermentação alcoólica do MOSTO de uva sã, fresca e madura.

Essa é a definição do Ministério da Agricultura que regulamenta todas as leis sobre Vinhos no Brasil.

 

Essa FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA é o processo químico que transforma o açúcar das Uvas em álcool que acontece nos tanques das Vinícolas; enquanto o MOSTO é o material resultado da prensagem das Uvas.

 

Isso quer dizer que o Vinho é o resultado da prensa da uva, transformada em uma bebida alcoólica com milhares de características diferentes que a torna o que nós conhecemos mais popularmente como 'fonte da vida'.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E Enologia? O que é enologia propriamente?

 

É o Estudo oficial e completo do Vinho. É a ciência que explica com argumentos técnicos a produção do Vinho, suas características essenciais como o sabor, aromas, diferentes cores, ou porque você pode sentir sabores de abacaxi em um Vinho Branco de Uvas Verdes de uma região que nunca viu um abacaxi na história.

 

A Enologia é a bagagem de conhecimento de todas as pessoas que estudaram o Vinho na nossa história compilada em temas organizados e atualizados contemporaneamente para que possamos entender o que o Vinho representa hoje, de que maneira ele chegou até aqui, e como ele vai ser preparado e apreciado no futuro.

 

Antes do Vinho na sua taça, tem muita coisa rolando na Vinícola, na Cantina, na plantação, e quem é responsável por entender, de fato, isso tudo, é o Enólogo. Agora, se me perguntarem, existem vários tipos de Enólogos, os certificados e os da vida. Uns aprendem nas escolas, e outros aprendem com a Videira. Mas para se tornar um bom entendedor de Enologia, como em qualquer tema, precisa estudar, se envolver, se dedicar. Esses são os verdadeiros Enólogos.

 

Mas ainda temos mais um esclarecimento. Vitivinicultura.

simplificadamente falando, Vinicultura é o estudo abrangente da Enologia agregado aos processos culturais, regionais, técnicos de produção, manipulação,  e consumo do Vinho.

Viticultura é exatamente o mesmo tipo de ciência mas com o foco em outro objeto principal, a Videira. Nesse caso, o estudo é sobre tudo que diz respeito à Fisiologia Vegetal, às maneiras de plantio, as diferentes pesquisas de campo e solo, à influência do ambiente e ecossistema no resultado final da Fruta.

 

Assim, temos que a VITIVINICULTURA é o estudo e aplicação dos conceitos mais amplos e abrangentes desde a Fisiologia das Plantas que geram Uvas maravilhosas, até o sistema de produção industrial em várias escalas científicas e comparativas do Vinho.

 

Hoje, no Brasil, os cursos de certificação de Enólogos profissionais tem planos de estudos que agregam os dois temas, complementando um ao outro, a Enologia e a Vitivinicultura são ensinados em níveis técnicos e superiores dando chance de pequenos estudiosos se tornarem os maiores direcionadores do futuro do Vinho Nacional, quanto, também, de criarmos uma base acadêmica profissional capaz de manter a qualidade geral do segmento no país, e vermos cada vez real o reconhecimento internacional desse magnifico e gratificante esforço.

 

Vinho pra quem é de Vinho, Enologia pra quem vive de Vinho, e Vitivinicultura pra quem só pensa em Vinho.

 

Saúde!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

2018. O ano da SUPER-SAFRA!

April 13, 2018

1/7
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon